Mercedes F 015 mostra como será a vida sem o motorista (fotos e vídeo)

A Mercedes-Benz apresentou horas antes do início do Consumer Electronics Show (CE 2015), em Las Vegas, o F 015 Luxury (EUA), uma vitrine tecnológica que mostra todas as tendências da marca Mercedes-Benz F 015 Luxury in Motionpara a condução autônoma. Com um design moderno e disposição interna como de uma sala de estar, o carro deixa um pouco de lado o fato de dispensar o motorista para mostrar como isso vai mudar a vida de quem viaja nele.

Os quatro bancos individuais podem ser dispostos de frente um para o outro para um descontraído bate-papo, momentos de lazer ou reunião de trabalho. Painéis sensíveis ao toque instalados nos painéis das portas permitem acessar internet, banco de dados, ligar para outras pessoas, ver filmes, TV etc. O F 015 é um passo adiante do conceito de condução autônoma já mostrado pelo Mercedes S500 Intelligent Drive (clique aqui) e pelo Future Truck 2015 (clique aqui). O proprietário não precisa nem se dar ao trabalho de manobrar o carro estacionado. Um comando no smartphone e o F 015 vai até onde ele está.

O novo carro tem 5,22 metros de comprimentos, 2,01 de largura e 1,52 de altura, com portas que se abrem em sentidos inversos para facilitar o acesso à cabine (as portas traseiras são suicidas e Mercedes-Benz F 015 Luxury in Motionnão há coluna central). Traz ainda painéis dianteiros e traseiros para se comunicar com os pedestres e outros veículos, que transmitem mensagens sobre as ações que irá fazer. Um detector frontal, por exemplo, acompanha o movimento do pedestre e mostra a mesma sequência no painel de LED. Além disso, envia mensagens para outros veículos sobre os movimentos da pessoa.

Movido a hidrogênio

O F 015 é um carro elétrico movido a células de combustível, um avanço em relação ao F-Cell Plug-in Hybrid apresentado em 2011. O sistema combina dois motores elétricos de 100 kW cada (138 cavalos), um em cada eixo de roda. A potência combinada é de 272 cavalos com torque de 40,79 kgf.m disponível em tempo integral. A autonomia pode chegar a 1.100 quilômetros, 200 km garantidos pelas baterias de íons de lítio e os demais 900 km pelo tanque de hidrogênio fabricados em fibra de carbono ou CFRP (composto de polímero reforçado com fibra de carbono).

O carro vai até inércia ao 100 km/h em 6,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h. OMercedes-Benz F 015 Luxury in Motion consumo é de 0,6 kg de hidrogênio a cada 100 quilômetros, o equivalente a cerca de 50 km/l de diesel. A arquitetura interna do F 015 foi concebida para o deslocamento diário de casa para o trabalho e vice-versa, eliminado a obrigação do motorista manter a atenção no trânsito. A concepção permite uma variada gama de possibilidades para os passageiros, que podem usar o tempo de deslocamento para se divertir ou trabalhar.

O carro tem seis monitores de alta resolução. Um painel digital ocupa toda a extensão do painel frontal, com os comandos sendo por toque ou gesto. Os pedais e volante são mantidos, uma vez que a opção de dirigir ainda está disponível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *