Primeiro carro impresso em 3D do mundo é lançado

Um carro foi impresso para o lançamento – isso mesmo, impresso – no primeiro dia do Salão de Detroit, nesta segunda-feira (12). É o Strati, que a fabricante Local Motors apresenta como o primeiro carro impresso em 3D do mundo. É um modelo off-road totalmente funcional, que se aprece com um buggy, criado por Michele Anoè. O carro será produzido inicialmente em duas microfábricas, que empregarão cerca de 100 funcionários cada e serão localizadas a menos de 100 quilômetros dos grandes centro urbanos para reduzir os custos de distribuição e transporte.

Elas estão sendo instaladas em Knoxville, no Tennessee, e em National Habor, nos arredores de Washington. A primeira está prevista para entrar em operação no terceiro trimestre do ano, em parceria com a Oak Ridge National Laboratory. A Local Motors não deu detalhes técnicos do carro, preferindo ressaltar que o Strati marca uma revolução na forma de se produzir um carro.

Durante o Salão de Detroit, a fabricante vai mostrar as três fases principais de impressão. O material usado é o plástico ABS reforçado com fibra de carbono. O processo todo demora 44 horas, com o carro sendo feito com 212 camadas. Após essa fase, o carro vai para um torno CNC, que dá o acabamento mais fino, definindo os detalhes exteriores. A terceira etapa é a de montagem. Nesta fase entram a transmissão, fiação motor e pneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *