Novo Audi R8 2016 é revelado antes da estreia oficial

Após a foto que vazou ontem, a Audi revelou, nesta quinta-feira (26), a segunda e nova geração do R8, que fará sua estreia mundial oficialmente na próxima semana, no Salão de Genebra. O superespotivo alemão ganha novo design, com linhas mais retas e menos curvas. Dá um ar renovado ao caro, mas mantém a identidade do modelo lançado em 2007. Ele recebeu uma reestilização em 2013, mas é primeira vez que foi amplamente reformulado. Outra novidade é a chegada da versão elétrica, o R8 e-tron.

Audi R8 V10 Plus 2016 019 destaque

As alterações na frente foram mais modestas, com para-choque mais agressivos, entradas de ar redesenhadas, mudança na grade em novo conjunto ótico. A adoção de linhas mais plantas fica mais nítida nas laterais, que estão mais esculpidas. A traseira é que recebe as maiores mudanças, lembrando de alguma forma o irmão menor, o TT. O difusor de ar está maior, há novas lanternas, grandes saídas de ar e duas saídas de escapamento trapezoidais, uma em cada lateral, incorporadas ao para-choque.

Cogita-se a vinda de um R8 turbo, mas inicialmente o superesportivo será oferecido exclusivamente com motor V10, com 540 cavalos de potência ou 610 cv no caso do V10 Plus. A transmissão é automática S tronic de sete velocidades de dupla embreagem com tração integral. Não há opção de câmbio manual.

Audi R8 V10 Plus 2016 018 destaque

O novo R8 leva 3,2 segundos para ir da inércia aos 100 km/h e 9,9 segundos para atingir os 200 km/h. A velocidade máxima é de 330 km/h. O superesportivo ganha capô e teto de CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono), além de novo difusor de última geração que aumenta o downforce, utilizando tecnologia vinda do LMP1 vencedor das 24 Horas de Le Mas.

O R8 e-tron tem ainda estrutura de vários materiais, com 23% sendo de fibra de carbono, o que reduz o peso final em 23 quilos. O chassi é o mesmo do Lamboghini Huracán, mas a distância entre eixo do modelo alemão é aumentada em 3 centímetros. O uso de alumínio e fibra de carbono deixa o V10 Plus com 1.555 quilos, 50kg a menos do que o modelo anterior. Essa versão top de linha tem ainda freios de carbono-cerâmica como item de série.

Audi R8 V10 Plus 2016 011 destaqueO interior também foi remodelado. O novo painel de instrumento é totalmente digital, com uma tela de 12,3 polegadas substituindo os mostradores analógicos. Ele pode receber várias configurações, tudo controlado através do volante multifunção ou do botão rotativo no console central. O visual do painel é extremamente minimalista, focado 100% para o motorista. O volante traz quatro novos botões, com um vermelho permitindo acionar a partida sem chave  e outro escolher o ronco do motor, desde um som ensurdecedor até um mais sociável.

O R8 2016 tem quatro níveis de condução: Comfort, Auto, Individual e Dynamic. Cada um muda as respostas do motor, acelerador, direção, troca de marchas, estabilidade e tração de acordo com o gosto do motorista. O sistema quattro pode transferir até 100% da tração para um dos eixos se necessário. O superesportivo também passa a contar com amortecedores magnéticos. Outras novidades, como o uso de faróis a laser e dados do modelo elétrico, serão divulgadas no Salão de Genebra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *