Latin NCAP passa a exigir controle de estabilidade para dar 5 estrelas

Os testes de segurança veicular promovidos pelo Latin NCAP ficarão mais rigorosos a partir de 2016. Somente receberão as cinco estrelas, a nota máxima, os veículos equipados com o sistema de controle eletrônico de estabilidade, identificado pela sigla ESC. O órgão, mantido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), realiza crash tests independentes e divulgou, nesta quarta-feira  (4), que será uma nova exigência, além da avaliação já feita de impactos frontal, lateral e contra o poste.

No Brasil, o ESC não é item de série nos veículos, sendo oferecido apenas como opcional em alguns modelos ou de série nas versões top de linha. Atualmente, dos 48 modelos ou versões avaliadas pelo Latin NCAP, apenas cinco veículos comercializados no mercado nacional têm cinco estrelas de segurança. Destes, apenas um manteria a classificação se a nova regra fosse aplicada agora, o Volkswagen Golf, que é importado da Alemanha.

O Ford EcoSport, Ford Focus, Toyota Corolla e Volkswagen up! não são equipados com o controle de estabilidade ou em alguns casos é oferecido como opcional. O Latin NCAP faz testes com veículos comercializados na América do Sul e Caribe.

Volkswagen Golf crash test

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *