Audi adia por um ano seu 1º carro autônomo

A Audi adiou por um ano o lançamento de seu primeiro carro autônomo, que anda sem a interferência do motorista. A nova geração do A8 será lançada no final de 2016, mas a versão que irá estrear essa tecnologia somente chegará ao mercado um ano depois. A data foi revelada pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da montadora das cinco argolas, Ulrich Hackenberg, em entrevista à revista britânica Autocar. O motivo é a concepção de uma nova arquitetura eletrônica a ser usada pelo veículo.

Ele explica que a unidade de processamento central do carro autônomo é muito cara, o que justifica seu uso apenas nos modelos mais sofisticados. Porém, o diretor de Desenvolvimento diz esperar a redução do preço com uma a produção em massa para viabilizar o uso em modelos que usam a plataforma modular MQB. Traduzindo, a próxima geração do Audi A3 também poderá incorporar a tecnologia e em um segundo momento modelos da Volkswagen que usam o mesmo chassi, entre eles a oitava geração do Golf e o novo Jetta.

Voltando ao novo A8, Hackenber disse o novo modelo será o primeiro a ter o design influenciado pelo conceito Prologue. Depois, as mudanças serão incorporadas pelo A6 e A7. “Eu não sou muito fã de carros-conceito que são muito espetaculares. Portanto, é por isso que você vai ver muito deste projeto [Prologue] nos novos carros”, disse.

Audi A8L 2014 007

Audi A8L 2014

Audi Prologue Concept 011

Audi Prologue Concept

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *