Os pneus vendidos no mercado brasileiro, a partir de outubro de 2016, deverão ter etiqueta demonstrando três critérios de eficiência. São eles a aderência ao piso molhado, ruído externo e resistência ao rolamento, que influencia no consumo de combustível. O objetivo da medida é ajudar o consumidor a escolher o pneu mais adequado para o seu veículo. A identificação faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) realizado pelo Inmetro ((Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), órgão responsável pela padronização.
A etiqueta será obrigatória para pneus nacionais e importados de construção radial para automóveis, picapes, utilitários esportivos, vans e caminhonetas, bem como nos de construção radial para caminhões e ônibus para aplicação nos serviços Regional, Regional Severo, Rodoviário, Urbano e Misto. Os critérios de resistência ao rolamento e aderência recebem notas de A a G, com a letra A apontando a melhor eficiência.
A entrada em vigor da etiqueta segue um cronograma. A partir de outubro de 2016, a exigência passa a vale para os pneus produzidos no Brasil. Em abril de 2017, todos os pneus comercializados nacionais ou importados deverão ser etiquetados, assim como os pneus do estoque do fabricante. A última etapa, prevista para abril de 2018, contempla todos os pneus comercializados no mercado local, envolvendo também os pneus do estoque da revenda.