Começa a extinção do motorista. Tesla lança no mercado o 1º carro que anda sozinho

O mês de junho de 2015 entrará para a história como o inicio da extinção do motorista e o começo da era dos carros autônomos. A norte-americana Tesla Motors anunciou nesta quinta-feira (19) que lançará em três meses a atualização do Model S, que terá piloto automático capaz de percorrer os cerca de 1.300 quilômetros entre São Francisco e Seatle, na Costa Oeste dos Estados Unidos, “sem que o condutor tenha que fazer nada”, disse o CEO da empresa, Elon Musk.

Ainda não é o sistema de direção 100% autônoma, mas é o primeiro passo na direção de tornar o motorista uma peça obsoleta. O Model S será o primeiro carro à venda no mundo a oferecer esse recurso. Outras montadoras, como a Mercedes-Benz e a Audi, já dispõem dessa tecnologia, mas não lançaram no mercado. A Tesla chama o equipamento de piloto automático por ainda ter limitações. Ele somente pode ser usado em rodovias, não no trânsito urbano.

Tecnicamente, o sistema é capaz de ir de um lugar para outro sem que o motorista tenha que fazer nada, mas Musk diz que não vai permitir que esse recurso seja usado com os equipamentos atuais porque acredita que não são seguros o suficiente para operar em bairros residenciais, onde as pessoas atravessam as ruas em qualquer ponto. O novo programa de computador do Model S, o 7.0, também indicará ao motorista a localização de estações de carregamento de bateria no percurso programado.

O Model S P85D é um carro elétrico com tração integral graças ao uso de dois motores elétricos, um de 214 cavalos de potência instalado no eixo dianteiro e outro de 476 cv, no traseiro. A potência combinada é de 701 cv, com 94, 83 kgf.m de torque. O carro vai da inércia aos 97 km/h (0-60 mph) em apenas 3,2 segundos, o que o torna 1 segundo mais rápido do que o P85 anterior. Ele cobre 400 metros em 11,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h. A autonomia é de 443 km.

Tesla Model S P85D 004

Google Maps - São Francisco a Seatle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *