Fórmula Inter, a mais nova categoria do automobilismo brasileiro

A mais nova modalidade do automobilismo brasileiro fez a sua apresentação no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), no interior de São Paulo. A Fórmula Inter realizou o seu primeiro teste coletivo no autódromo de Piracicaba na manhã da última quarta-feira (20) com a promessa de ser uma das mais inovadoras do país.

Fórmula Inter

A categoria de monopostos e que usará o Etanol como combustível, ainda não tem data de estreia, mas entrará na programação do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrada pela Federação de Automobilismo de São Paulo/FASP.

“Para nós é motivo de muito orgulho ter chegado até aqui, afinal somos hoje uma excelente opção de desenvolvimento profissional para pilotos e novos profissionais que desejam se dedicar ao automobilismo profissional e que muitas vezes encontram um mercado cada vez mais proibitivo a sua frente. Além disso, iniciamos nossa trajetória apoiados por importantes parceiros estratégicos, que sem dúvida irão somar esforços e valores para que venhamos a ser a maior categoria de fórmula do país”, comemora Marcos Galassi, diretor geral da categoria.

Homenageado durante o evento de lançamento, Dito Giannetti se referiu com empolgação sobre os monopostos. “Tive a oportunidade de pilotar essa máquina e posso garantir que a categoria deverá fazer um grande sucesso”, afirmou o proprietário do ECPA.

O carro

O Fórmula Inter foi totalmente projetado e construído no Brasil. Seu projeto de engenharia foi testado, validado e certificado em testes por meio de softwares de simulação, que asseguram o atendimento às melhores normas de segurança, resistência e eficiência torcional. Trata-se de um trabalho combinado, que envolveu as experiências de um dos mais tradicionais construtores de carros de corrida do Brasil, José Minelli, somada a dos estudantes de engenharia da FEI, responsáveis pelo projeto do Fórmula SAE desenvolvidos por aquela instituição, e vencedores de competições internacionais.

Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e são produzidos na fábrica da Formula Inter em São Paulo, adotando soluções sustentáveis como combustível etanol e pintura com tinta a base de água.

O carro tem um desenho inovador de grandes dimensões, e sua aerodinâmica foi projetada utilizando os mesmos softwares (Computer Fluid Design) utilizados por uma das principais equipes de Fórmula 1. A carenagem e as asas foram produzidas pioneiramente no Brasil por controle numérico computadorizado (CNC), o que garante qualidade e elevado padrão de acabamento.

Além de ter crash box dianteiro e traseiro, os destaques para a segurança vão para os side pods estruturais em plano inclinado – que evitam que o piloto seja atingido por impacto lateral -, e pelo habitáculo em fibra de carbono e anel de segurança para a cabeça do piloto. O volante é com painel eletrônico “on-board”.

O Fórmula Inter vai utilizar rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8” na dianteira e 11” na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros.

O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, acoplado a caixa de câmbio produzida pela própria F.Inter com 5 marchas em “h”. A velocidade máxima projetada em Interlagos aproxima-se dos 250 km/h.

“Segurança, desempenho, competitividade, aprendizado, profissionalismo e baixos custos são os pilares que nos motivam a criar uma categoria completamente nova, com ideias novas, que refletem todo o potencial que nosso país tem no desenvolvimento do esporte a motor”, enaltece o executivo.

Como participar

O modelo de participação será o de locação, através de uma organização única, e compreende uma série de entregáveis que vão muito além da disponibilidade do carro propriamente, e serão oferecidos imediatamente no fechamento do contrato para toda a temporada. Trata-se de uma oferta completa para quem quer começar ou permanecer no automobilismo.

Inclusos no pacote estão pneus e combustível necessários ao cumprimento dos treinos oficiais, classificações e corridas, de acordo com o regulamento técnico e desportivo a ser publicado em breve. O valor da locação por prova para a temporada é de R$ 13.990,00 por etapa, para o pacote de 11 etapas.

Incubadora de Pilotos

A Incubadora de pilotos Fórmula Inter, iniciativa inédita no Brasil, é um programa que visa formar jovens que sonham em ser piloto de automobilismo através de um programa subsidiado.

A primeira turma da Incubadora Fórmula Inter é formada por Daniel Mageste (RJ), Thiago Izequiel (RJ), João Bedin (SC), André Giotto (SC), Silvano Fernandes (RS), Nikolas Gaigalas (SP), Leandro Montalvão (SP), Luiz Júnior (SP) e Luan Giraldi (SP).

Muito mais que pilotar, o profissional do automobilismo deve estar preparado para todos os desafios de uma carreira extremamente competitiva. A missão da Formula Inter é oferecer os meios e a experiência de quem já chegou lá para criar oportunidade de capacitação profissional dos pilotos.

Por isso, a categoria oferece a todos os seus pilotos acesso à Academia F.Inter, que irá ministrar aulas de mecânica, tecnologia de dados, técnicas de pilotagem, media training, marketing e vendas, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se aprimorar na profissão, tudo sob a supervisão do ‘reitor’ Roberto Pupo Moreno, ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy.

“Temos a experiência de todos os profissionais competentes que fazem parte da Fórmula Inter, e que estarão envolvidos em todas as etapas durante a passagem do piloto por ela e certamente vão contribuir para seu crescimento e para sua realização pessoal. Por isso foi formada a Academia Fórmula Inter, uma universidade para os nossos jovens talentos e futuros campeões”, anuncia Marcos Galassi.

Fórmula Inter

O nome Fórmula Inter é uma homenagem à Interlagos, um dos circuitos mais famosos do mundo. Lugar onde tantos fizeram história, onde tantos sonhos e paixões marcaram para sempre a nossa memória. “É esse lugar que nos inspira e será o berço de muitas outras histórias que ainda vamos contar”, reverencia Galassi.

Parceiros

A Fórmula Inter dá início à sua caminhada revolucionária trazendo consigo importantes parceiros estratégicos que irão contribuir para seu crescimento e sustentação no automobilismo nacional. Todos eles agregam as melhores práticas em tecnologia e sustentabilidade, além de valores afinados com os da categoria, contribuindo assim para sua disseminação entre seus pilotos e todos os fãs do automobilismo:

Pirelli
A Pirelli é a fornecedora oficial de pneus da Fórmula Inter. A fabricante italiana oferece duas linhas de pneus fabricadas no Brasil, na planta de Campinas/SP, o P Zero, para clima seco, e o Cinturato, para pista molhada.

O composto para chuva conta com marcação lateral em azul, já famosa em competições internacionais. A principal diferença em relação ao modelo slick, para asfalto seco, é a presença de sulcos na banda de rodagem, responsáveis por expulsar a água da chuva e, assim, garantir maior aderência do pneu à pista.

Bosch
Fórmula Inter e Bosch pioneiramente criaram a primeira ‘Academia Técnica do Motorsport’ do mercado brasileiro, e que terá como base o Centro de Treinamento Técnico da Bosch em Campinas/SP, oferecendo cursos com mais de uma dezena de disciplinas voltadas ao segmento, incluindo grades curriculares com cerca de 200 horas de cursos envolvendo teoria e prática, ministradas complementarmente também na Fábrica da Fórmula Inter em São Paulo, bem como durante suas provas.

Todos os cursos irão emitir um Certificado do Centro de Treinamento Automotivo Bosch e abrirão as portas para estágios na própria F.Inter e outras categorias internacionais onde a Bosch atua com parcerias estratégicas, tais como a DTM Alemã.

Ainda, como resultado deste acordo, está o desenvolvimento do “Carro do Futuro”, um F.Inter integrando o melhor da tecnologia mundial Bosch, que será utilizado como referencial tecnológico para implementações futuras na categoria.

UNICA
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), maior organização representativa do setor de açúcar e bioetanol do Brasil, será fornecedora oficial de etanol para a Fórmula Inter, que em comparação com a gasolina, aumenta a potência do motor e ainda reduz em até 90% as emissões de CO2.

Ficha técnica – Fórmula Inter

Monoposto: F-Inter MG-15
Construtor: Minelli Racing
Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side pods laterais estruturais em plano inclinado
Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.
Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.
Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.
Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8” dianteira e 11” traseira
Pneus: Pirelli PZero Slick – 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros
Caixa de Direção: Minelli Racing
Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros
Combustível: etanol
Pintura: Sherwin Williams à base d’água
Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco
Banco de segurança: em fibra de carbono, removível
Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito
Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico embutido
Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças
Aerofólio: Regulável de 0 a 11 graus, com 1.000mm de comprimento.
Asa: Fixa em 11 graus, com 1.800mm de comprimento
Flaps: Dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.
Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo

Dimensões:
Comprimento total: 4.320mm
Largura total: 1.800mm
Altura máxima: 1.000mm
Entre eixos: 2.465mm
Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm
Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.
Peso: 520 kg sem combustível.
Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas
Coletor de admissão e escape: Minelli Racing
Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água
Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems
Potência: 191 hp a 6000 rpm
Torque: 21 kgfm a 6000 rpm
Câmbio: 5 marchas em H

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