Ducati além das motos

 

Sarau Ducati Campinas

Texto e fotos: Osvaldo Furiatto

A famosa montadora italiana de motocicletas Ducati começou um projeto embrionário para levar a marca além das motocicletas e acessórios. Em sua concessionária de Campinas (SP), em um sarau realizado na última semana, a empresa deu uma pincelada sobre o que é esse projeto. Pincelada não somente no sentido figurado, já que algumas obras apresentadas no evento são telas da artista plástica Maria Isabel Santos, que se inspirou no design e nas cores das motocicletas para pintar os quadros.

Outro artista convidado foi o joalheiro Pedro Brando, responsável por criar uma linha de jóias exclusivas também inspiradas na marca. E para fechar a lista de escolhidos para o primeiro evento, o arquiteto paisagista e designer de produto paulistano, Victor Marinho apresentou ao público uma linha de mobiliários e três bicicletas inspiradas no design da Ducati.

As peças fazem parte da Exposição Sarau – Experiência Desmodrômica. A ideia de apresentar novos produtos aos entusiastas da marca nasceu de conversas entre Eduardo Lelis, diretor comercial da Ducati Campinas e executivos da montadora. Basicamente é um conceito para que os amantes das motocicletas Ducati tenham em sua casa ou levem em suas vidas produtos que remetam aos conceitos de design, tecnologia e performance sempre presentes na marca, comenta André Hawle, gerente da unidade.

Sarau Ducati Campinas

Jóias com o DNA Ducati

Para criar as primeiras jóias que foram apresentadas durante o sarau, mineiro Pedro Brando trabalhou por três meses. Pedro, que é uma referência no segmento do “jewelry design” internacional, procurou desenvolver peças atemporais que traduziam o universo da montadora italiana. “Eu primeiro observei as formas, as cores, o design, os materiais. Depois eu procurei me transformar nessas peças, tentar entender o que é um pneu e como ele age, o atrito, o contato com o solo, e assim cada jóia foi nascendo naturalmente durante o processo de criação”, conta o joalheiro.

Além da coleção da Ducati, ele ainda é autor de outras jóias famosas no mundo das celebridades, como a aliança de casamento da atriz Nicole Kidman com o músico Keith Urban, o anel que Keith Richards usou no show dos Rolling Stones na praia de Copacabana em 2006, e ainda várias outras peças usadas por personalidades famosas brasileiras.

Sarau Ducati Campinas

Pinceladas rápidas como as motos

Já a artista plástica Maria Isabel Santos expressou sua inspiração através de telas, tintas e pincéis. “As motocicletas da Ducati são rápidas, são fortes, são potentes, minha inspiração veio daí, eu não podia pintar telas que não mostrassem isso, então elas nasceram assim, com pinceladas rápidas, fortes e potentes”, conta a artista. Para criar os quadros Maria Isabel demorou duas semanas entre conhecer as motos, se inspirar e finalizar as obras, e confessa ser a primeira fez que pintou com o tema motocicletas.

Maria Isabel, que é de Itatiba, região de Campinas, acumula mais de 12 anos de uma carreira reconhecida no Brasil e no exterior. Seus quadros estão espalhados nos Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, Canadá, Japão, China, Bélgica, México, Venezuela, Panamá, Colômbia e Espanha.

Sarau Ducati Campinas

A paixão que virou produtos

O arquiteto paisagista e designer de produto paulistano Victor Marinho tem uma relação de paixão por motocicletas, em especial pelas Ducati. Ducatista de coração, Victor começou a desenvolver produtos inspirados na marca italiana criando uma banqueta com os pés que lembram os quadros treliçados das motos. “Primeiro eu fiz as banquetas, mas como a ideia era ter mais produtos, eu também criei a mesinha e o aparador”, conta o designer.

Além do mobiliário, Victor desenvolveu o projeto da bicicleta DesmoBike, inspirada na Ducati 916, moto superesportiva que completou 20 anos em 2014. São três modelos: MiniCorse (bicicleta de equilíbrio infantil), BikeCroseMT (Mountain Bike Full Suspension) e BikeCorseS (Road Race). A comercialização das bicicletas deve começar no final de 2017.

Serviço:

Exposição Sarau – Experiência Desmodrômica
Local: Avenida Brasil, 342, no Guanabara, Campinas, SP
Data: a partir der 11/08 (tempo indeterminado)
Horário: das 8h às 18h (segunda a sexta) e das 8h às 14h (sábados)
Entrada franca
Informações: 19.19.3739.8888 | 19.98163.6418
www.ducaticampinas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>