Ducati apresenta a nova Multistrada 950

Uma touring premium equipada com 113 cavalos de potência, roda dianteira de 19 polegadas, quatro modos de pilotagem e toda a versatilidade da mais nova integrante da Família Multistrada da Ducati.

A Ducati apresenta a nova Multistrada 950. Uma “multibike” feita para proporcionar toda a empolgação do modelo Multistrada de um modo mais acessível e versátil. Projetada para deixar o ótimo desempenho ao alcance de todos, a Multistrada 950 é para aqueles que desejam embarcar no turismo (e talvez aproveitar a companhia de um passageiro) e querem um moto ágil e divertida, ideal para o uso diário.

Combinando o design e a geometria dos chassis, típicos da família Multistrada, a Multistrada 950 é completa. Mais leve do que a Multistrada 1200 e com 840 mm de altura do assento, a Multistrada 950 ressalta o excelente desempenho dinâmico de suas “irmãs mais velhas”. A roda dianteira em liga leve de 19″ garante conforto e diversão em qualquer superfície de estrada, asfaltada ou não. A Suspensão com generosos 170 mm de curso e braço oscilante duplo mantém altos níveis de conforto e ao mesmo tempo dão agilidade destacada à Multistrada 950. Além disso, o tanque de 20 litros permite rodar muitos quilômetros entre as paradas para reabastecimento.

O motor Testastretta de 937 cm3 dá à Multistrada 950 a legítima garra da Ducati – e a torna acessível para todos. Esse motor produz 113 hp (83,1 kW) a 9.000 rpm e um torque máximo de 9,8 kgm (96,2 Nm) a 7.750 rpm. Os quatro modos de pilotagem (Turismo, Esporte, Urbano e Enduro) dão à Multistrada 950 a verdadeira capacidade de 4-motos-em-1.

A manutenção é tão livre de preocupação quanto possível: o motor Ducati Testastretta 11° 937 cm3 de cilindro duplo tem um intervalo de serviço de 15.000 km ou 12 meses com inspeção de folga das válvulas a cada 30.000 km.

A Multistrada 950 inspira confiança e é segura, graças ao Pacote de Segurança Ducati, que inclui o mais recente ABS MP Bosch 9.1 com 3 níveis de ajuste e Controle de Tração Ducati com 8 níveis. Esses sistemas de segurança aplicam diferentes níveis de intervenção, dependendo do modo de pilotagem selecionado; os pilotos podem personalizá-los para configurar a Multistrada 950 para se adequar às suas necessidades e habilidades de pilotagem individuais.

Cores

  • Ducati Red com quadro Racing Grey e rodas matt grey

Equipamento principal

  • Motor Testastretta 11° de 937 cm3 com 113 hp a 9.000 rpm e 96,2 Nm a 7.750 rpm
  • Emissões Euro 4oEscapamento com silenciador individualoQuadro Trellis em aço tubular com braço oscilante bilateral em alumínio fundido oAltura do assento 840 mm
  • Visor com altura ajustáveloCapacidade do tanque de combustível 20 litros
  • Rodas seis aros em Y equipadas com pneus Pirelli Scorpion Trail II, 120/70 ZR19 na dianteira e 170/60 ZR17 na traseiraoGarfo Kayaba de 48 mm totalmente ajustável com 170 mm de cursooAmortecedor Sachs totalmente ajustável, permitindo 170 mm de curso da roda traseira o4 Modos de Pilotagem (Esportivo, Turismo, Urbano, Enduro)
  • Pacote de Segurança Ducati (ABS de 3 níveis, DTC de 8 níveis)
  • Painel de instrumentos LCD

Pacotes de personalização

  • Pacote de Turismo: bagageiros laterais e apoio central.
  • Pacote de Esporte: escapamento homologado Ducati Performance da Termignoni (emconformidade com os padrões de homologação da UE), encaixes de alumínio para o quadro,tampa em alumínio do reservatório de fluido do freio dianteiro.
  • Pacote Urbano: top case, bolsa do tanque com trava e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos
  • Pacote Enduro: luzes de LED complementares, componentes Ducati Performance da Touratech:barras de proteção do motor, protetor em alumínio do radiador, protetor inferior em alumínio,base maior do pedal e estribos off-road para o piloto.

Valor dos packs:

  • Touring: R$ 5.430,00
  • Urban: R$ 4.320,00
  • Sport: R$ 8.110,00
  • Enduro: R$9.000,00

Design

Quando o Centro de Design Ducati começou a trabalhar na Multistrada 950, o objetivo era desenvolver uma moto compacta e visualmente agradável, acima de tudo, uma verdadeira Multistrada. Isso é porque ela segue o estilo dos dois membros da família Multistrada com motores maiores.

A Multistrada 950 combina perfeitamente características de design da Multistrada 1200 e da Multistrada 1200 Enduro, adotando os elementos mais leves de ambas. A visualização dianteira, com o farol distinto, o nariz, o para-brisas ajustável, duas ‘asas’ e tanque vêm da Multistrada 1200. Já o assento do piloto, com seção central estreita, alça traseira, o design do escapamento e o tamanho das rodas, vieram da Multistrada 1200 Enduro. Essa mistura produziu uma moto com as linhas clássicas da Multistrada que também é compacta, e não só visualmente.

Além disso, a cor da carroceria, que se estende para o assento e as várias partes pintadas de preto, como o protetor do motor, silenciador e braço oscilante, deixam a Multistrada 950 ainda mais leve. As rodas de liga projetadas cuidadosamente conseguiram deixar os raios finos em Y o mais parecidos possível com os raios de filamento.

Outros marcos da Multistrada 950 incluem o farol dianteiro assertivo e de alta tecnologia e a luz traseira em LED. Recursos como o quadro (projetado para maximizar a eficiência em termos de peso e desempenho), o subquadro traseiro (alumínio com suportes integrados para bagageiros) e novos mecanismos de troca de marcha (ergonômicos e práticos) são apenas algumas das características que destacam a atenção da Ducati aos detalhes.

Ergonomia

Construída tendo em mente as viagens de longas distâncias, a Multistrada 950 foi projetada para garantir o conforto excepcional, mesmo quando a moto está totalmente carregada. Isso resulta em um “triângulo” ergonômico que garante, tanto para o piloto quanto para o passageiro, conforto e controle em qualquer situação.

A moto é espaçosa. Ela tem espaço para duas pessoas sentarem tranquilamente, mesmo com o top case e os bagageiros instalados. A base de 1594 mm entre os eixos distribui perfeitamente o peso do piloto e da bagagem (quando disponível), beneficiando o desempeno dinâmico do veículo. Os estribos foram revestidos com insertos de borracha para abafar a vibração.

O assento da Multistrada 950 fica a 840 mm do solo (também estão disponíveis um assento mais baixo, de 820 mm e um mais alto, de 860 mm, como acessórios Ducati Performance) e suas generosas dimensões dianteira e traseira significam conforto imediato e prazer garantido na viagem. Os guidões largos cônicos foram projetados para otimizar o conforto, proporcionar uma posição de pilotagem dominante e obter o máximo da generosa trava de direção. E isso não é tudo: eles são montados em blocos silenciosos para filtrar a vibração, dando um equilíbrio ideal entre conforto e “sensação”.

Uma área de armazenamento espaçosa embaixo do banco do passageiro pode ser usada para ferramentas, o manual da motocicleta e itens pessoais. O GARMIN sat-nav, disponível como acessório Ducati Performance, é alimentado por um conector especial na área do painel. Também há um conector USB por baixo do banco: ele pode ser usado para carregar smartphones ou outros dispositivos.

Motor

A Multistrada 950 é movida pelo já renovado motor de cilindros duplos Testastretta 11° 937 cm3, agora extensivamente renovado. Com classificação Euro 4, ele possui quatro válvulas por cilindro, arrefecimento a líquido, e medições de orifício e curso de 94 e 67,5 mm, respectivamente. A potência do motor tem um máximo de impressionantes 113 hp a 9.000 rpm e um torque máximo de 96,2 Nm a 7.750 rpm. A taxa de compressão é 12.6:1.

O motor de cilindros duplos Testastretta 11° na Multistrada 950 possui dois novos cabeçotes de cilindro com um circuito de óleo remodelado e dutos de entrada de ar secundários nas tampas. A Multistrada 950 consome a mistura de combustível pelos novos corpos de aceleração de 53 mm com seção cilíndrica controlados por um avançado sistema Ride-by-Wire. Além disso, este motor também possui uma nova unidade de controle e novo sistema de injeção eletrônica. O sistema do escapamento é do tipo 2-1-2 com silenciador lateral.

Já a embreagem, é do tipo banhado a óleo com a função deslizante e controle por alavanca com pouco esforço. A função deslizante é acionada quando a roda traseira exerce torque de resposta, reduzindo a pressão sobre os discos para garantir a estabilidade do veículo durante a redução de marcha agressiva que é típica da pilotagem competitiva.

O motor Ducati Testastretta 11° 937 cm3 de cilindro duplo tem um intervalo de serviço de 15.000 km ou 12 meses com inspeção de folga das válvulas a cada 30.000 km.

Quadro

Na Multistrada 950, o desenho do quadro apresenta um Trellis dianteiro feito de tubulação de alto diâmetro mas ainda assim fina, juntamente com dois subquadros de alumínio laterais para garantir o máximo de rigidez de torção. A Multistrada 950 possui uma distância mínima até o solo de 183,5 mm.

O braço oscilante fundido em alumínio é pintado de cinza.

Suspensão

A Multistrada 950 possui um garfo invertido dianteiro de 48 mm com curso de 170 mm, haste do garfo moldada dedicada e pré-carga da mola e amortecimento hidráulico de compressão e ressalto. Na traseira, um amortecedor Sachs conecta o braço oscilante ao sub-quadro traseiro: novamente, a pré-carga da mola é ajustável (por meio de uma prensa hidráulica operada por seletor), bem como o amortecimento hidráulico de compressão e ressalto. A mola é progressiva, consequentemente aumentando o conforto de pilotagem mesmo com a moto totalmente carregada. O curso da suspensão traseira é de 170 mm.

Pneus e rodas

A Multistrada 950 é equipada com rodas de liga que usam pneus Pirelli SCORPIONTM Trail II: 120/70 R19 na roda dianteira e 170/60 R17 na roda traseira. SCORPIONTM Trail II: este pneu é uma mistura perfeita da capacidade de corrida off-road e ótimo desempenho em estrada. Projetado para os motociclistas mais exigentes, seus pontos positivos incluem a alta quilometragem, o desempenho consistente por sua via útil e desempenho de primeira classe em pista molhada.

Versátil, o Pirelli SCORPION™ Trail II conta com performance de Sport Touring e Enduro em um mesmo produto. A tecnologia bi-composto garante um comportamento adaptável do pneu, proporcionando rendimento quilométrico extra e aderência superior em pisos secos e molhados. Além disso, a banda de rodagem especializada do Pirelli SCORPION™ Trail II dispersa a água de forma mais eficiente. A área de contato com o solo é otimizada, assegurando um comportamento dinâmico mesmo com carga máxima.

Sistema de freio

A Multistrada 950 apresenta pinças radial monobloco Brembo M4.32 com quatro pistões de 32 mm e 2 pastilhas, uma bomba axial e discos dianteiros duplos de 320 mm. Na traseira, um disco de 265 mm fica preso por uma pinça flutuante, também da Brembo. Esses componentes de destaque garantem um desempenho imbatível, uma característica que sempre foi um marco da Ducati.

Pacote de Segurança Ducati (DSP)

A Multistrada 950 é equipada com um pacote DSP (Pacote de Segurança Ducati) que inclui ABS e Controle de Tração Ducati, aumentando o desempenho da moto, otimizando o controle e melhorando os níveis de segurança. Esse pacote é controlado por quatro diferentes Modos de Pilotagem, cada um dos quais (Esporte, Turismo, Urbano e Enduro) dão à Multistrada 950 uma personalidade distinta, graças a diferentes configurações de ABS e DTC (Controle de Tração Ducati).

Sistema ABS Bosch

Os equipamentos padrão da Multistrada 950 incluem um sistema de freio Brembo com ABS, controlado pela unidade de controle Bosch 9.1 MP com sensor de pressão integrado, que é parte do Pacote de Segurança Ducati (DSP). O sistema de 3 níveis garante distâncias de parada mais curtas e estabilidade em qualquer condição de pilotagem por sua integração completa com os Modos de Pilotagem. O nível 1 adapta a intervenção do ABS ao uso off-road: não há intervenção na roda traseira nem controle de levantamento da roda traseira. O nível 2 faz com que o ABS atue sobre as rodas dianteira e traseira, mas o controle de levantamento da roda traseira permanece desativado. Por fim, a configuração mais alta do nível 3 fornece estabilidade de frenagem máxima e controle de levantamento da roda traseira. O sistema ABS pode ser desligado em qualquer Modo de Pilotagem e permanecerá desligado até a próxima vez em que a chave for virada.

Ducati Traction Control (Controle de Tração Ducati, ou DTC)

O DTC (Controle de Tração Ducati) na Multistrada 950 detecta e subsequentemente controla qualquer giro da roda traseira, aumentando o desempenho da moto e a segurança ativa. A Multistrada 950 apresenta a última versão do software DTC, otimizado para uma resposta suave, graças à intervenção no avanço da ignição e ao controle do corpo de aceleração. O sistema permite que os pilotos selecionem entre 8 diferentes perfis, cada um calibrado para proporcionar uma tolerância ao giro da roda traseira de acordo com o níveis progressivos de habilidade em pilotagem (classificados de 1 a 8). O nível 1 minimiza a intervenção do sistema e é, em conjunto com o nível 2, mais adequado para o uso off-road. Já o nível 8, maximiza a intervenção do ABS e é ideal em estradas molhadas. A Ducati ajusta os níveis de DTC para cada um dos quatro Modos de Pilotagem; porem, eles podem ser personalizados para atender as necessidades específicas dos pilotos e salvas nas configurações individuais do menu. A função DTC pode ser desligada em qualquer Modo de Pilotagem e permanecerá desligada até a próxima vez em que a chave for virada.

Modos de Pilotagem Ducati

Os Modos de Pilotagem Ducati, apresentados pela primeira vez na Multistrada em 2010, permitem que os pilotos selecionem diferentes modos pré-definidos que otimizam o comportamento da moto de acordo com seus estilos de pilotagem individuais e condições de estrada. A Multistrada 950 tem quatro Modos de Pilotagem (Esportivo, Turismo, Urbano e Enduro), cada um deles programados para atuar com o sistema de controle eletrônico do motor Ride-by-Wire (RbW) e nos níveis de ABS e DTC. Os modos disponíveis são derivados de uma combinação de tecnologias dedicadas de ponta. Os Modos de Pilotagem podem ser mudados durante a pilotagem, e as configurações personalizadas de ABS e DTC precisam ser feitas com a moto parada e a aceleração fechada.

Turismo

O Modo de Pilotagem de Turismo fornece 113 hp com resposta progressiva da aceleração Ride-by- Wire, o DTC fica em configuração mais alta (nível 5) do que o ABS (nível 3), maximizando a estabilidade de freio e a prevenção de levantamento da roda.

Esportivo

Selecionar o Modo de Pilotagem Esportivo transforma a Multistrada 950 em uma máquina de 113 hp movida a adrenalina. Esse Modo de Pilotagem é caracterizado pela resposta direta da aceleração Ride-by-Wire, uma baixa configuração de DTC (nível 4) e baixa configuração de ABS (nível 2) sem prevenção de levantamento da roda traseira.

Urbano

O Modo de Pilotagem Urbano fornece a potência máxima de 75 hp com resposta progressiva da aceleração Ride-by-Wire, o DTC fica em um nível de intervenção ainda mais alto (nível 6) e a configuração do ABS fica no nível 3, maximizando a estabilidade de freio e a prevenção de levantamento da roda.

Enduro

O Modo de Pilotagem Enduro dá à Multistrada 950 uma potência máxima de 75 hp com resposta progressiva de aceleração Ride-by-Wire; a intervenção DTC é adequada (nível 2) para o uso off- road e a configuração ABS fica baixa (nível 1), desativando a prevenção de elevação da roda traseira.

Painel de instrumentos LCD

O painel de instrumentos da Multistrada 950 consiste de uma grande tela LCD de fácil visualização que fornece ao piloto informações primárias e secundárias. A unidade dá informações sobre velocidade, rpm, distância total percorrida, marcha selecionada, percurso1 e percurso2, temperatura do fluido de refrigeração, nível de combustível e, claro, um relógio. E isso não é tudo: a tela mostra o Modo de Pilotagem selecionado, milhas restantes, consumo de combustível em tempo real, consumo de combustível médio, velocidade média, temperatura média, tempo de viagem e aviso para gelo na pista.

Faróis e indicadores

Como as outras motos da família Multristrada, a 950 possui um farol com aparência assertiva e alta tecnologia. Na traseira, há uma luz traseira em LED. Uma função de luz de aviso de perigo também está disponível na Multistrada 950; ela é ativada pressionando a tecla dedicada.

 

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